Saiba mais sobre o CEDOPEM, a sua biblioteca especializada em ciência cosmética.
 
O CEDOPEM possui um dos mais completos acervos atualizados referentes à cosmetologia e áreas afins, para consultas e pesquisas.
 
Pesquisa exclusiva para associados – conteúdo digital a seu alcance: Associados da ABC têm direito a consulta ao nosso acervo sem sair de casa, a partir deste link. A bibliografia desejada deve ser enviada para o e-mail pesquisa@abc-cosmetologia.orb.br. Em alguns dias, a literatura solicitada será enviada por e-mail em formato .pdf pelo responsável do setor.
 
Para visualizar o tutorial de como fazer a sua pesquisa em nosso acervo, clique aqui.
 
Novidades no acervo: mês de julho de 2015
 
Dermatologia cosmética: produtos e procedimentos
(Zoe Draelos)
 
O livro Dermatologia Cosmética: Produtos e Procedimentos incorpora importantes contribuições de pesquisadores, fabricantes, químico especialista em cosmética, dermatologista cirurgião e dermatologista clínico, para definir a base de conhecimento na dermatologia cosmética. Zoe Draelos, juntamente com uma lista de autores internacionais, organizando por produto e adotando a rotina diária do paciente como princípio básico, apresenta uma visão geral emergente da prática cosmética.
 
 
 
 
The Journal of Dermatology
 
O periódico da Associação de Dermatologia Japonesa se propõe a fortificar a pesquisa, educação e prática clínica em dermatologia.
 
O CEDOPEM incorporou  a seu acervo os 7 exemplares deste ano de 2015.
 
Periodicidade: mensal.
 
 
 
 
Outros títulos recebidos:
 
Confira alguns dos títulos periódicos recebidos pelo CEDOPEM, que foram incorporados ao acervo no mês de julho.
 
Em nosso acervo, você também pode visualizar o resumo do artigo selecionado. Veja abaixo:
 
  • Aerosol la revista 
Ano XI, março de 2015
 
Acercamiento al SGA
El manejo y la comercialización de productos químicos y mezclas tiene sus reglas, y aunque cada país cuenta con su propia normalización para este fin, es muy importante la congruencia para evitar accidentes que ponen em peligro la vida y el medio ambiente. Con esta premisa surge el Sistema Globalmente Armonizado de Clasificación y Etiquetado de Sustancias Químicas.
 
Precision global tiene la respuesta
Por ser una de las más importantes trasnacionales de la industria del aerosol, Precision Global tiene una respuesta para solventar las necesidades de sus clientes en el sector.
 
Recomendaciones técnicas FLADA
La Federación Latinoamericana del Aerosol trabaja en la elaboración de recomendaciones técnicas para mejorar la producción de los aerosoles en América Latina, y por ello se ha creado un Comité Técnico conformado con representantes de cada una de las organizaciones que la integran.
 
  • Revista Espuma
Edição 85, nov/dez 2014
Consumo de itens de beleza por idosos dobra faturamento do setor
Com a atual valorização da juventude e da beleza, além do aumento de investimento na prevenção do envelhecimento, algumas pessoas acabam sofrendo de uma síndrome chamada de gerascofobia (medo de envelhecer).

Bebida, biscoito e xampu respondem mais a promoções
Estratégia funciona melhor para produtos usados na mesma ocasião, como creme dental e enxaguatório. Em estudo da Nielsen com 40 maiores fabricantes de bens de consumo, 76% usaram tática no 1º semestre.

Colaborador satisfeito com seu cargo: como motivá-lo?
Profissionais de quaisquer segmentos fazem planos de carreira baseados em sua atual colocação no mercado, seja pensando em ascender ou em se estabilizar na empresa. Empresas que oferecem desafios aos seus colaboradores, e os recompensam pelos resultados alcançados, transformam-se em bons ambientes para se trabalhar. Além disso, reduzir o nível de estresse e tornar regras diárias menos rígidas favorece a motivação dos colaboradores e, consequentemente, sua produtividade.
 
Edição 84, set/out 2014
A arte de evitar a guerra
Muitos empresários se queixam frequentemente de que o mercado é uma arena de guerra. Principalmente aqueles que estão focados nos pedidos de cotação de preços, limitando a relação com os clientes à mera e simplória transação comercial. Porém, estes esquecem que dedicação, lealdade e excelência nos serviços/produtos são munições nobres e constituem arsenais mais poderosos do que os preços e é, portanto, a melhor estratégia para escapar da arena de guerra. 

Gigantes no mercado de tensoativos
AkzoNobel, Oxiteno e Surfachem Brasil têm uma importante representatividade no segmento de tensoativos. Empenhadas em inovar e oferecer soluções eficientes, as empresas vislumbram novas e promissoras oportunidades no mercado brasileiro. 
 
 
  • Negócio Estética
Maio de 2015, número 10
Escureceu? Então clareia!
As manchas são a principal queixa em centros estéticos e consultórios dermatológicos por todo o Brasil. Por isso, a tecnologia e a ciência trabalharam a favor da estética e descobriram clareadores eficazes para este problema.
 
Manual da gestão financeira em estética: controle financeiro
Descubra como ter controle com as finanças é fundamental para deslanchar o seu negócio.
Segredos de uma pele jovem
Desvendando os antioxidantes e os seus efeitos na saúde, viço e juventude da pele.
 
 
Fevereiro de 2015, número 09
Ao natural
A naturologia é indicada para auxiliar na cura de doenças físicas e mentais por sua segurança e eficácia. Esta combina elementos da natureza e recursos diversos para equilibrar mente e corpo de forma definitiva. Atualmente, a naturologia atua em mais um campo de atuação: a estética.

Uma conversa com Ivo Pitanguy
Entrevista com o Dr. Ivo Pitanguy sobre a ascensão das cirurgias plásticas no Brasil e a importância dos profissionais de estética que atuam nos procedimentos pré e pós-operatórios.

As aquaporinas valem ouro, ou melhor, água”
A descoberta de Peter Agre sobre o funcionamento das aquaporinas revolucionou o campo da cosmetologia e mudou a maneira de pensar sobre hidratação da pele. Saiba como essa descoberta criou um novo universo de pesquisas, questionamentos e a promessa de produtos que conservam uma pele jovial e hidratada.
 
  • Cosmética e negócios
Ano 2, n.11, mai/jun 2014
A vaidade masculina
Um mercado só pra eles. Os homens estão mais vaidosos e as empresas que atuam no segmento HPPC têm investido cada vez mais em produtos específicos para este público.

Os dermocosméticos
Submetidos a constantes inovações, há no mercado uma grande variedade de produtos desenvolvidos especialmente para a pele brasileira.

 

 

Ano 2, n.10, mar/abr 2014
Sabonetes: além do ensaboar
A categoria mantém a característica que vem prevalecendo entre os itens voltados à higiene pessoal, ou seja, produtos mais elaborados e que agregam benefícios.

Marketing x Merchandising x Promoção de vendas
Suas diferenças e um mesmo objetivo: vender mais. Entrevista com Caio Camargo, especialista em varejo e comportamento de consumo explica o conceito de cada uma destas ferramentas.

O promissor mercado brasileiro de perfumes
Maior mercado consumidor de fragrâncias do mundo, segundo pesquisa do Euromonitor International, o Brasil não será apenas o maior em volume per capita em 2016, mas também ficará no topo da lista em receita per capita, atrás apenas da Holanda e Suíça.
 
  • Cosmetics & Toiletries Brasil
Vol.26, n.3, mai/jun 2014
Ácido glioxílico: esclarecimentos sobre nota da Anvisa
Discute sobre a nota da Anvisa a respeito do uso do ácido glioxílico em produtos cosméticos, apontando a bibliografia utilizada pelo órgão regulatório para se mostrar contrária ao uso da substância. Esta é seguida de uma análise, por parte do autor, dessa e de outras fontes que indicam, na sua opinião, a segurança do uso do ácido glioxílico e sua importância para o mercado brasileiro.   

Ingredientes sustentáveis e inovações em cosméticos
As demandas por inovação e natureza nos produtos para cuidado pessoal, até o momento, vêm experimentando crescimento paralelo, segundo a percepção dos consumidores, ou seja, busca por eficácia e por pureza. Considerando esses diferentes objetivos (eficaz e natural), este artigo examina como é possível criar produtos que satisfaçam essas necessidades por meio da sustentabilidade, trazendo recursos naturais a ingredientes que sejam, ao mesmo tempo, inovadores e cientificamente comprovados. 
 
Vol.25, n.6, nov/dez 2013
Cosméticos e células-tronco
As propriedades de regeneração e renovação das células-tronco chegam ao mercado cosmético, em produtos que prometem proteger e combater o envelhecimento da pele, graças à ação das células-tronco vegetais.

Mecanismos de proteção solar
São abordados os mecanismos de proteção solar, a necessidade de fotoproteção, os filtros solares orgânicos e inorgânicos, antioxidantes orais, além de informações pertinentes à RDC 30 de 2012.

Ensaios toxicológicos alternativos aos ensaios em animais
É apresentada uma revisão dos métodos alternativos disponíveis aos ensaios em animais. São enumeradas as principais razões que suportam o banimento de muitos ensaios em animais, em sua maioria, injustificáveis por causa dos atuais desenvolvimentos tecnológicos.

 

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