Os consumidores suíços tornaram-se cada vez mais informados sobre os ingredientes e a formulação de seus produtos de cuidados com a pele e exigem alto desempenho de seus produtos naturais.
 
Isso de acordo com a Euromonitor International, provedor de pesquisa de mercado, que divulgou um relatório sobre o mercado suíço de cuidados com a pele.
 
A conscientização em torno da segurança e transparência dos produtos e seus ingredientes é alta no país, e os consumidores demonstram preocupação com os efeitos negativos dos ingredientes potencialmente nocivos (como irritantes para a pele, desreguladores endócrinos e carcinogênicos).
 
"Enquanto a beleza natural pode estar crescendo, ainda há uma forte demanda por produtos de beleza de alto desempenho, especialmente em produtos anti-idade, à medida que os consumidores buscam produtos cientificamente comprovados", explica o Euromonitor.
 
"Ironicamente, em uma era de mania verde, muitos consumidores desconsideram os ingredientes naturais, pois buscam resultados visíveis que só podem ser alcançados por meio de avanços tecnológicos e ingredientes ativos".

Anti-envelhecimento: principal segmento
 
O mercado de cuidados com a pele na Suíça continua sendo impulsionado pela demanda por produtos que alegam reduzir ou prevenir sinais de envelhecimento, diz a Euromonitor.
 
"O crescimento é claramente impulsionado pelas tendências demográficas e pelo grande número de baby boomers, bem como pelo progresso feito na tecnologia de cuidados com a pele", explica a empresa.
 
Dois dos principais jogadores do país são a Beiersdorf (Suíça) e a L'Oréal Suisse.
 
Os dois principais players ostentavam ações similares de valor de varejo em 2017, diz a Euromonitor, com a Beiersdorf devendo seu sucesso à sua marca Nivea.
 
Em 2017, a Beiersdorf lançou sua linha Nivea Urban Skin, oferecendo maior proteção à pele estressada por questões diárias, como partículas finas e gases de exaustão.
 
A L'Oréal, por outro lado, confia na força de suas marcas L'Oréal Dermo-Expertise, Lancôme e Vichy, entre muitas outras.

Foco em marcas indie e em aquisições para ficar à frente
 
Seguindo em frente – parece que serão aquelas empresas capazes de investir com inteligência em empresas de beleza independentes (indie) que ficarão à frente da curva na Suíça.
 
"Para oferecer soluções de beleza mais aprofundadas, os principais fabricantes continuam a otimizar seu foco através do desinvestimento de áreas não essenciais e a compra de novas marcas especializadas em segmentos de nicho", confirma a Euromonitor.
 
"Em geral, a maioria dos jogadores está convencida de que adquirir uma marca existente é uma estratégia mais segura do que lançar uma nova".
 
Fonte: Cosmetics Design Europe
ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia
Rua Ana Catharina Randi, 25
Jd.Petropolis
São Paulo – SP
CEP: 04637-130
Fone: +55 (11) 5044-5466
COMO CHEGAR