Em 2017, o mercado europeu de cosméticos e higiene pessoal pesou 77,6 mil milhões de euros, um ligeiro progresso face aos 77 mil milhões de euros registados um ano antes, indica a federação europeia de indústrias cosméticas Cosmetics Europe.
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O Velho Continente continua a ser o maior mercado mundial de cosméticos, se somarmos todos os seus países, à frente dos Estados Unidos e os seus 67,2 mil milhões de euros e da China e os seus 43,4 mil milhões de euros. A Alemanha, a França e o Reino Unido são os países líderes do continente, com um peso no mercado estimado em 13,6, 11,3 e 11,1 mil milhões de euros.


Com um valor de 20,07 mil milhões de euros, o cuidado pessoal está na primeira posição do mercado europeu de cosméticos, seguido de perto pelos produtos de higiene, que totalizam 19,64 mil milhões de euros. Seguem-se os produtos capilares, que em 2017 pesaram 14,84 mil milhões, e os perfumes, que alcançaram os 11,93 mil milhões de euros. Por fim, a maquilhagem fecha a lista, com 11,17 mil milhões de euros.


De acordo com a Cosmetics Europe, que recentemente reelegeu Loïc Armand, vice-presidente da L'Oréal encarregue dos assuntos externos, como presidente do organismo, o valor das exportações europeias alcançou os 20,2 mil milhões de euros em 2017. Juntas, França e Alemanha são responsáveis por metade destas exportações.


Quanto ao mercado laboral, a indústria europeia de cosmética gera direta e indiretamente dois milhões de postos de trabalho.
 
Fonte: Fashion Network
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