Comissão dos Cursos de Farmácia

 

Coordenadora: Gislaine Ricci Leonardi (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP)

Vice coordenador: Márcio Ferrari (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)


Objetivos da Comissão:

  • Integrar os professores da área de cosmetologia / tecnologia de cosméticos ou equivalente da área nos Cursos de Graduação de Farmácia das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras;
  • Realizar um diagnóstico sobre o ensino e profissionais que estão atuando na área nas IES;
  • Elaboração de ementa para a área de cosmetologia / tecnologia de cosméticos, que contemple a formação acadêmica necessária para o bom desempenho profissional farmacêutico e atenda as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de farmácia, devendo a mesma ser adaptada às características regionais;
  • Fomentar a interface do NE junto às comissões de ensino dos conselhos federal e regionais de Farmácia, das Pró Reitorias de graduação das Faculdades e, ainda, junto ao Ministério da Educação;
  • Elaborar material didático e criar mecanismos que promovam e estimulem a atualização e educação continuada dos professores integrantes do NE;
  • Estimular a formação de grupos de estudos;
  • Incentivar a participação de alunos de graduação e pós-graduação (lato e strictu sensu) em congressos de Cosmetologia ou áreas afins, no Brasil e no exterior;
  • Em um segundo momento realizar o mesmo trabalho nos programas de pós-graduação que contemplem a área de cosmetologia / tecnologia de cosméticos.

Metas:

  • Reunir os professores de cosmetologia/tecnologia de cosméticos dos Cursos de Graduação de Farmácia, por meio de encontros presenciais e/ou virtuais.
  • Incentivar a participação de professores da área a associar-se a ABC
  • Elaborar questionário a fim de diagnosticar a situação do ensino como componente curricular quanto a: ementas e conteúdos, carga horária, nome do componente curricular (disciplina), verificar se o mesmo é obrigatório ou não, associado ou não com outros componentes curriculares e perfil do professor,
  • Avaliação das informações obtidas e estratégias de mudanças, quando necessárias.
  • Elaboração de livro didático, com a participação de diferentes professores, a fim de se construir material didático;
  • Promover cursos de atualização curricular e pedagógica, bem como elaborar um plano de metas para a realização de educação continuada, integrando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.
  • Disponibilizar aos membros do NE, periodicamente, os encaminhamentos e resultados alcançados das metas propostas.

 

NORMAS ADMINISTRATIVAS PARA INCENTIVO AOS ASSOCIADOS DO

NÚCLEO DA ABC – COMISSÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA

 

Para o Professor participar do Núcleo e receber os benefícios tem que ser obrigatoriamente sócio adimplente da ABC.

 

Procedimentos Gerais:

O professor associado ao NE da ABC poderá solicitar benefícios financeiros e auxílios ao desenvolvimento Técnico-Científico, após um ano no mínimo de participação ativa, devendo seguir os seguintes critérios:       

  1. O Professor poderá receber benefícios financeiros para participação em eventos científicos na área de cosmetologia/ tecnologia de cosméticos, mediante a solicitação ao NE e apresentação das justificativas que comprovem a relevância da participação.
  2. Cumpre salientar a importância da participação de alunos de graduação e pós-graduação apresentando trabalhos científicos nos congressos de Cosmetologia ou áreas afins, no Brasil e no exterior, para a formação de recursos humanos cada vez mais capacitados para atender a demanda da área cosmética, em constante ascensão, tanto em termos de mercado quanto na busca de estudos científicos conclusivos e de inovações tecnológicas para o desenvolvimento de produtos mais eficazes e competitivos.
  3. A aprovação dos benefícios será realizada pela diretoria da ABC e pelo NE, de acordo com os critérios estabelecidos nesse documento. Esses benefícios poderão ser utilizados para participação em qualquer evento técnico- científico relacionado à área de cosmetologia/ tecnologia de cosméticos.
  4. Os itens financiáveis para participação em eventos científicos poderão ser: a inscrição ou transporte ou diária de hospedagem, de acordo com os critérios estabelecidos e disponibilidade de recursos da ABC. Sugerimos que em contrapartida, os trabalhos beneficiados citem, quando possível, agradecimento a ABC.
  5. Para solicitar auxílio financeiro ao NE, o professor deverá submeter seu pedido com no mínimo 60 dias de antecedência e atender os seguintes requisitos:
  • Ser sócio adimplente da ABC;
  • Participar de no mínimo 50% das reuniões realizadas pela Comissão do NE, ao ano corrente (presencial ou virtual)
  • Atualizar anualmente o seu cadastro junto ao NE
  • Ser o primeiro ou último autor do trabalho, caso a solicitação seja para participação em evento científico;
  • Ter a aprovação do trabalho no evento científico;
  • Ter participado, com pelo menos 1 trabalho, ou na organização e apoio, em cada um dos 3 últimos principais eventos de cosmetologia (Congresso ABC, COLAMICQ e IFSCC).
  • Para que todos os professores possam usufruir dos benefícios financeiros, os mesmos só poderão ser solicitados com um intervalo mínimo de dois anos, como nos demais orgãos de fomento.

Benefícios:

O professor associado ao NE da ABC receberá um Certificado digital como membro do núcleo, válido para o ano corrente.

  • Para cada 08 novos alunos associados a ABC, o professor (assinalado como quem indicou no campo da ficha de inscrição) não paga a anuidade do ano seguinte, ou recebe 2 convites para o jantar de confraternização da ABC, realizado no final do ano.
  • Para cada 08 alunos inscritos no congresso da ABC, o professor não paga a inscrição no Congresso da ABC.
  • O professor associado ao NE que tiver seu trabalho aceito de podium em um dos 3 (três) eventos da área cosmética (IFSCC, Congresso ABC ou COLAMIQC) como primeiro ou último autor receberá a inscrição para este evento, mediante apresentação da carta de aceite. Este benefício não é acumulativo com outras solicitações financeiras.
  • Para cada 10 alunos inscritos em qualquer curso promovido EXCLUSIVAMENTE pela ABC, no período de 1 ano (contado de janeiro a dezembro do mesmo ano), ou para cada 8 alunos inscritos em um único curso promovido EXCLUSIVAMENTE pela ABC, o professor poderá solicitar a isenção de inscrição de  um curso promovido EXCLUSIVAMENTE pela ABC, que tenha como custo o valor igual ou  menor a média dos valores pagos pelos alunos. Nesse caso, o professor deverá informar à ABC os nomes dos alunos e em quais cursos eles participaram.
  • Para cada trabalho aceito como apresentação de podium na IFSCC ou Colamicq ou Congresso da ABC, um autor, receberá a inscrição do evento.

Obs: As solicitações para isenção de inscrição devem ser realizadas pelo endereço eletrônico nucleofarmacia@abc-cosmetologia.org.br e é dependente do número de vagas disponibilizadas ao NE da ABC.