DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO 2018
 
REGULAMENTO
 
1 Apresentação
 
O DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO é uma iniciativa da Associação Brasileira de Cosmetologia em parceria com a TerraLux para estimular a inovação cosmética e potencializar atitudes empreendedoras entre estudantes de graduação/ tecnólogo nas áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e afins e a indústria cosmética. As ideias inovadoras serão apresentadas na forma de Pitch para investidores e empresas interessadas em dar apoio financeiro a novos projetos do setor, durante o 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.
 
2 Objetivos
 
O DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO tem como objetivo transformar os trabalhos submetidos ao 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia em proposta de negócios, capacitar estudantes de graduação/tecnólogo que tenham projetos aplicáveis ao segmento e incentivá-los ao empreendedorismo, ressaltando habilidades para que as pesquisas saiam do laboratório e cheguem ao mercado. Os autores pré-selecionados participarão de um programa de desenvolvimento de competências necessárias para a construção e apresentação de modelos de negócios orientados para o setor cosmético.  Os autores de trabalhos submetidos ao Congresso não estarão obrigados a submetê-los ao DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO, sendo facultativo o envio do trabalho pelo autor.
 
3 Realização e Organização
 
O DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO é organizado em conjunto pela ABC e Terralux, sendo:
 
3.1 Idealização

O DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO é um programa idealizado e promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), entidade sem fins lucrativos, fundada em 10 de abril de 1973, com objetivo de promover o desenvolvimento da cosmetologia nacional. A ABC é formada por um grupo de profissionais das áreas de Farmácia, Química, Engenharia Química e afins ligados a universidades e empresas de produtos acabados e matérias-primas para a indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumes (HPPC), promovendo atividades tecnológicas, científicas e de regulamentação em prol do setor.
 
3.2 Curadoria
 
A Terralux – empresa dedicada a ressignificar vidas por meio da difusão de conhecimento – é a empresa curadora da trilha do conhecimento, programa de treinamento pelo qual passarão os autores dos trabalhos selecionados com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias.
 
4 Inscrições
 
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 28 de agosto a 15 de dezembro de 2017, exclusivamente pelo site www.abc-cosmetologia.org.br/pitchabc. Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou de outra forma. Ambas as categorias de trabalhos, pôster e oral, poderão participar do DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO, porém, somente autores vinculados a universidades poderão participar. A participação de autores que estejam vinculados de alguma forma a empresas será avaliada e julgada procedente ou não pelos Organizadores, sendo soberana sua decisão.
 
4.1 Formato
 
Os trabalhos submetidos ao DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO devem atender ao formato estabelecido no Regulamento do 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, disponível no site da ABC.
 
4.2  Divulgação dos Resultados
 
Os projetos selecionados para o programa receberão comunicado até o dia 08 de janeiro de 2018 pelo endereço de e-mail informado no formulário de inscrição. A lista de aprovados também será publicada no site das organizações realizadoras a partir dessa data. Todas as datas estão sujeitas a alterações pelas organizações realizadoras. Eventuais mudanças serão devidamente comunicadas aos participantes.
 
5 O Programa
 
5.1 O programa do DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO é composto pelas seguintes etapas: Pré-seleção dos trabalhos, Trilha do Conhecimento e Apresentação para o mercado.
 
5.2 Somente o autor-apresentador indicado no formulário de inscrição do trabalho terá direito a participar da Trilha do Conhecimento, sendo que o mesmo deverá apresentar o trabalho nos momentos necessários.
 
5.3 Execução do Programa
 
5.3.1 Pré-seleção dos trabalhos: será realizada por um comitê composto por especialistas da comunidade científica e tecnológica do mercado de HPPC convidados pela ABC. Para a seleção dos projetos serão considerando os seguintes critérios: Potencial do negócio, Viabilidade da proposta, Inovação, Aplicação no setor cosmético respeitando as legislações vigentes e Ineditismo. O número de vagas é limitado para a boa execução do programa.
 
5.3.2 Trilha do Conhecimento: Programa de diagnóstico e curadoria
Visa preparar o autor para a jornada empreendedora e consiste no seguinte processo:

Programa de aulas para aprimorar as habilidades necessárias para a construção do perfil empreendedor e do negócio tendo como base as seguintes matérias: mapa mental do líder empreendedor, design de conceito, design thinking, canvas, marketing, finanças, aspectos jurídicos, técnicas de negociação e apresentação.
 
Encontros de empreendedorismo: tendo como base a rede de contatos da Associação Brasileira de Cosmetologia e da Terralux, serão realizados encontros sequenciais e temáticos para compartilhar conhecimento e soluções buscando construir em todo o caminho de desenvolvimento um processo de aprendizado e colaboração único e marcante.
 
A Trilha do Conhecimento será realizada de forma presencial na sede da Associação Brasileira de Cosmetologia, localizada na Rua Ana Catharina Randi, 25 – Jardim Petrópolis, São Paulo – SP. Se for o autor de outra cidade ou estado poderá participar de forma virtual.
 
5.3.3 Apresentação para o mercado:

Será feita a apresentação da pesquisa do autor para potenciais investidores/empresas com o objetivo de obter recursos financeiros para a realização do projeto. Os Organizadores não garantem que haverá investidores interessados em financiar os trabalhos.
 
5.4 Critérios Eliminatórios
 
Serão considerados eliminados os autores que tiverem faltas, que não tiverem aproveitamento e/ou desenvolvimento do projeto. Caso o autor não cumpra a totalidade da Trilha do Conhecimento estará automaticamente eliminado do DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO.
 
6 Benefícios e Contrapartidas
 
São obrigações dos autores selecionados:
  • Cumprir todas as disposições presentes neste Regulamento bem como as que constarem nos termos de participação do programa ;
  • Participar das ações previstas no calendário e não faltar nas aulas, eventos e iniciativas organizadas pelo programa;
  • Assinatura dos Termos de Participação;
  • Doar para a Associação Brasileira de Cosmetologia, a título de contribuição, 4% (quatro por cento) do valor da negociação como comissão de sucesso e intermediação entre autor e investidores/empresa.
 
São obrigações da Organização
  • Execução de seu programa, conforme termo firmado entre as partes;
  • Prestar todo o acompanhamento necessário ao autor enquanto durar o programa.
 
7 Termo de confidencialidade
 
Os organizadores comprometem-se a não utilizar, gravar, copiar ou se apropriar de informações confidenciais a que tiverem acesso em nenhuma circunstância salvo expressa autorização formal do proponente.
 
8 Condições de Participação e Disposições Finais
 
Ao se inscreverem no programa os candidatos concordam plenamente com a utilização, sem ônus, de seu nome e imagem para fins de pesquisa ou divulgação em qualquer meio de comunicação, nacional ou internacional. Os direitos autorais serão mantidos aos seus autores, que também poderão utilizá-los a seu critério.
 
Suspeitas de conduta antiética na elaboração dos trabalhos, bem como de desrespeito a este regulamento, serão analisadas e julgadas pelos Organizadores e podem resultar na desclassificação do autor do DESAFIO ABC DE INOVAÇÃO.
 
O proponente é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos documentos apresentados. A falsidade de qualquer documento apresentado ou a não veracidade das informações implicará a imediata desclassificação da iniciativa que tiver sido apresentada.
 
Eventuais mudanças serão devidamente informadas aos participantes e interessados.