INÍCIO: MARÇO DE 2018
 
INTRODUÇÃO:
Atualmente, o mercado global de cuidados com o cabelo movimenta em torno de 75 bilhões de dólares na economia mundial.
 
Um dos fatores que vem motivando a expansão deste mercado está associado à competitividade no trabalho. Estudos sugerem que pessoas com boa aparência são cada vez mais favorecidas no emprego, no mundo acadêmico e na sociedade em geral. O que explica o enorme crescimento da demanda por cuidados capilares, alto nível de inovação, pesquisa, desenvolvimento e busca por profissionais competentes, capacitados e bem preparados em mercados emergentes, como o Brasil.
 
OBJETIVO:
 
O curso tem como objetivo especializar o profissional para estar em plena conexão com a gestão, inovação e tecnologia da modernização da área de hair care no mercado cosmético.
 
Através de uma abordagem prática, teórica e visitas, o principal diferencial deste curso é o foco em uma área específica da cosmetologia, trabalhando os conteúdos técnicos sob uma lógica inovadora e tecnológica, o que possibilita uma visão de gestão e de acompanhamento de projetos no desenvolvimento de cosméticos capilares, de acordo com as necessidades específicas do mercado.
 
METODOLOGIA:
Exposição conceitual, abordagem teórica, leitura de livros e artigos através de aulas semi-presenciais (on line) e ensino a distância (EAD), visitas técnicas, módulos práticos de desenvolvimento de produtos cosméticos em aulas presenciais.
 
PÚBLICO ALVO:
Farmacêuticos, químicos, engenheiros, visagistas, administradores atuantes e profissionais que trabalham na área capilar que atendam como pré-requisito ser graduado.
 
CARGA HORÁRIA:
O curso terá 360 horas + apresentação do TCC. Sendo 112 horas da carga horária dedicada à aulas semi-presenciais (on line); 128 horas presenciais e 120 horas destinada ao ensino à distância (EAD), facilitando a presença de profissionais do Brasil inteiro.
 
As aulas presenciais e semi-presenciais serão ministradas em 1 sexta-feira e 1 sábado por mês (días consecultivos), nos seguintes horários: sexta-feira das 11:00 às 20:00; sábado das 9:00 às 18:00.
 
De acordo com a legislação educacional vigente, o aluno deverá ter no mínimo 75% de presença.
 

COORDENAÇÃO: MIRELLA GOMES 
Química com conhecimento em pesquisa aplicada de fragrância e experiência no desenvolvimento de texturas cosméticas inovadoras. Atualmente, trabalha como Cientista de Aplicação na Croda e é responsável pela validação de métodos, análise de eficácia e comprovação de claim de produtos da área de Personal Care para o mercado LatAm

 

LOCAL DO CURSO: 
Sede da ABC (Rua Ana Catharina Randi, 25 – Jardim Petrópolis – São Paulo/SP)
 
CRONOGRAMA:
O curso terá início em Março de 2018, terá duração de 18 meses e será dividido em 3 módulos.
 
Módulo I – Gestão, tendências e legislação do mercado de hair care
 
  • Conceitos e tendências do mercado de Hair Care – 09/03/2018 e 10/03/2018
Sólido aprendizado sobre conceitos de marketing e mercadológicos em busca da adequação do portfólio de produtos capilares às necessidades dos consumidores.
 
o   Conceitos de produtos e briefing
o   Preço, posicionamento e aspectos mercadológicos
o   Tendências
o   Nichos de mercado capilar
o   Representação do produto
o   Canais de vendas e mídia
o   Reologia de produtos cosméticos
o   Mercado masculino – cuidando do cabelo e da barba
o   Emulsões com sensorial elegante
o   Diferença de sensorial para cada público alvo
o   Nanotecnologia
o   Tecnologias inovadoras de produtos capilares
o   Neuromarketing e outras ferramentas de marketing
o   Cosmetologia do ponto de vista dos profissionais cabeleireiros
o   GADGETS, eletrotermoterapia
 
  • Regulamentação técnica e conceitos de segurança para o desenvolvimento de produtos capilares – 13/04/2018 e 14/04/2018
Atualização de assuntos regulamentares da indústria cosmética para a comercialização no mercado mundial de forma segura.
  • Cosmetotoxicologia
o   Legislação Brasileira, América Latina, EUA e Europa
o   Regulamentação para produtos de uso infantil, gestantes e consumidores com peles sensíveis
o   Testes de segurança
 
  • Rotulagem de acordo com a ANVISA
o   Ética e legislação sanitária aplicada à indústria de Personal Care
o   Classificação e registro de produtos grau 1 e 2
o   Regulamentação de nanocosméticos
o   Certificação COSMOS (dentre outras)
o   Certificação Halal
o   CGen – formulando com as matérias-primas da biodiversidade brasileira
 
  • O despertar do talento criativo e espírito inovador, potencializando o perfil de liderança e gestão de projetos – 18/05/2018 e 19/05/2018
Construção do perfil criativo, empreendedor e líder profissional durante todo o processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos capilares, resultando em projetos vencedores e com resultados de sucesso.
 
  • Estratégias de inovação
o   Plano de negócio
o   Gerenciamento de projetos
o   Casos reais de sucesso através de estratégia de inovação
o   Gerenciamento de lançamento de novos produtos
o   Estudo de vantagem competitiva sustentável
o   Planejamento estratégico de tecnologia e inovação com o objetivo de mapear capacidades tecnológicas da empresa
o   Empreendedorismo no Brasil
o   Critérios e ferramentas de gerenciamento de portfólio de P&D
o   Atividade prática para estimular a inovação (à definir)
 
  • Atividade – Talk show: apresentação de pessoas com cases de sucesso de inovação no mercado cosmético
  •  
  • Projeto (TCC) / Metodologia
o   Propriedade intelectual
 
  • Morfologia do fio e cuidados com o couro cabeludo – 08/06/2018 e 09/06/2018
Estudo sobre as características anatomofisiológicas e funcionais do cabelo, com o objetivo de proporcionar saúde, beleza e inovação aos consumidores.
 
o   Tricologia
o   Anatomofisiologia do folículo piloso
o   Ciência do pêlo (barba/cabelo) e diferenças étnicas
o   Patologias capilares e seus procedimentos médicos e terapias farmacológicas
o   Introdução da importância nutricional no sistema capilar
o   Estudo de casos de patologias capilares (couro, bulbo e fibra)
o   Ciclo biológico capilar
 
  • O segredo por trás dos produtos higienizadores – 02/07/2018 e 03/07/2018
Aspectos técnicos e práticos para a aprimoração do desenvolvimento e aplicação de shampoos e outros produtos higienizadores.
 
  • Matéria-prima para higiene capilar: green ingredients, cosméticos naturais, orgânicos e Halal, soluções para sulfate free
  • Produtos foco: low poo, no poo, pré lavagem, detox, shampoo à seco
  • Performance em diferentes tipos de cabelo
  • Claims inovadores para categoria
  • Agentes condicionantes e ativos para shampoo
  • Desenvolvimento e estabilização de emulsões
  • Microscopia de emulsões higienizadoras
  • Teste de coacervado e suas vantagens
  • Adequação da embalagem
  • Atividade – Prática: desenvolvimento em bancada e teste em mechas
  • Uso de tensoativos aniônicos e anfóteros, explorando suas vantagens e desvantagens
 
Módulo II – Tratamentos catiônicos, coloração e estilização em diferentes tipos de cabelos
 
  • O despertar da beleza com o tratamento adequado da fibra capilar – 17/08/2018 e 18/08/2018
Aprofundamento prático e teórico sobre a deposição capilar dos agentes condicionantes responsáveis por minimizar os danos e melhorar a aparência da fibra.
 
o   Processos de danificação capilar
o   Pontos críticos no desenvolvimento e estabilização de emulsões condicionantes
o   Microscopia de emulsões condicionantes
o   Produtos foco: leave in, mascaras, condicionadores, ampolas, combing, serum, óleo
o   Matéria-prima para reparação capilar, green ingredients, cosméticos naturais, orgânicos e Halal, ativos
o   Performance em diferentes tipos de cabelo
o   Claims inovadores para categoria
o   Adequação da embalagem
o  Atividade – Prática: desenvolvimento de produto e teste em mechas após recebimento de briefing – explorar claims de reparação; conceito oil free, seda, aqua; avaliação do mercado étnico da região; custo
o   Fotoprotetores em cabelos
 
  • Formulações para cuidados da saúde do couro cabeludo e bulbo capilar – 14/09/2018 e 15/09/2018
Orientação sobre disfunções do sistema capilar e estudo de soluções para elas.
 
  • Produtos foco: tônicos anti-caspa, anti-queda, oliosidade, sensibilidade
  • Matéria-prima para terapia capilar e ativos
  • Foco no aprimoramento do desenvolvimento e estabilização de tônicos capilares
  • Microscopia de emulsões e suas particularidades
  • Performance em diferentes tipos de cabelo
  • Claims inovadores para categoria
  • Adequação da embalagem
  • Green ingredients, cosméticos naturais, orgânicos e Halal para tratamentos do couro cabeludo
 
  • Estratégias para satisfazer as demandas do mercado de coloração capilar – 05/10/2018 e 06/10/2018
Estabelecimento de sólido conhecimento no desafio de realizar um bom processo de coloração sem impactar em danos capilares perceptíveis pelo consumidor.
 
o   Coloração permanente
o   Coloração temporária (semi e demi permanente)
o   Descoloração
o   Técnicas de aplicação
o   Aprofundamento do conhecimento do fenômeno plex
o   Produtos foco: tinturas em base de shampoo, spray, creme; tonalizantes, matizadores
o   Adequação da embalagem
o   Ativos de fixação, anti-perda de cor, brilho e hidratação pós coloração
o   Performance em diferentes tipos de cabelo, com diferentes danos 
o   Colorimetria
 
  • Desenvolvimento em bancada e teste em mechas de produtos para coloração e descoloração de cabelos – 09/11/2018 e 10/11/2018
Desafios práticos durante o desenvolvimento em bancada de produtos para coloração e descoloração de cabelos e testes em mechas.
 
o   Atividade – Prática
o   Claims inovadores para produtos de coloração e descoloração
 
  • Características de produtos e mercado para estilização capilar – 02/12/2018 e 03/12/2018
Desenvolvimento de produtos inovadores para modelar e estilizar o cabelo.
 
o   Produtos foco: pó, sérum, cera, produtos para barba, gel cola, mousse, spray, pomada, pasta
o   Matéria-prima para estilização capilar, green ingredients, cosméticos naturais, orgânicos e Halal, ativos
o   Desenvolvimento e estabilização de emulsões de produtos da categoria
o   Microscopia de emulsões
o   Adequação da embalagem
o   Performance em diferentes tipos de cabelo
o   Claims inovadores
o   Produtos que promovem "wet look"
o   Soluções para look natural
o   Apresentação de soluções para frizz e volume
 
Módulo III – Modificadores de cabelos e a indústria cosmética
 
  • A engenharia por trás do mercado da beleza – 15/02/2019 e 16/02/2019
Análise industrial da produção de cosméticos capilares buscando otimização de processos.
 
  • Atividade – Imersão à indústria: visita à uma empresa de cosmético
o   Equipamentos necessários para produção industrial de produtos capilares
o   Otimização de processos, recursos e redução de custos operacionais em toda a cadeia produtiva
  • Conhecendo a interface entre laboratório e produção
 
  • Construção de um sistema de gestão de qualidade – 15/03/2019 e 16/03/2019
Sólido conhecimento sobre a garantia da qualidade na indústria da beleza, possibilitando aprimorar o sistema de qualidade.
 
o   BPF – Boas Práticas de Fabricação
o   Ferramentas da qualidade
o   Validação de processos
o   Qualificação de equipamentos e instalações
o   Controle físico-químico
o   Controle microbiológico
o   Embalagem
o   Elaboração e divulgação de indicadores de Qualidade
o   Análise de risco
o   Certificações
  • Controle de estabilidade na indústria cosmética
 
  • Avaliação sensorial e performance de produtos capilares – 12/04/2019 e 13/04/2019
Orientação sobre como garantir que os produtos capilares tenham ações previstas, através do avanço da ciência cosmética. Uma ferramenta essencial para proporcionar o teste de milhares de fórmulas e centenas de ingredientes anualmente lançados, comprovando tudo o que está escrito nas embalagens e buscando novos caminhos para fidelizar o consumidor.
 
  • Atividade – Vivência em salão: visita à escola de cabeleireiros; bate-papo com profissional; acompanhamento de processo químico; avaliação de questionário preenchido pelo cliente
  • Demonstração de testes em equipamentos – Diastron, SAMBA
o   Legislação vigente
o   Novas tecnologia para comprovação de claims
o   Análise sensorial
o   Análise olfativa
o   Testes in vivo e a nova geração de testes instrumentais
o   Tratamento profissionais e seus claims
  • A importância da estatística nos testes de performance
 
  • A química dos agentes de alisamento e ondulação para entregar cabelos lisos/cacheados com segurança – 17/05/2019 e 18/05/2019
Aplicação de alisantes e agentes de ondulação, através de formulações seguras, estáveis e vendáveis.
 
o   Produtos foco: ondulação permanente, alisantes, epilatorios, depilatórios
o   Alisantes ácidos vs alisantes alcalinos – vantagens e desvantagens
o   pH e a estrutura capilar
o   Performance em diferentes tipos de cabelo
o   O desafio da compatibilidade com outras químicas
o   Claims inovadores para categoria
o   Técnicas de aplicação
o   Adequação da embalagem
o   Formol, ácido glioxílico, cabocisteina e outros alisantes
o   Estudo sobre as características do cabelo afro e cacheado
 
  • Desenvolvimento em bancada e teste em mecha de alisantes e onduladores – 14/06/2019 e 15/06/2019
Desafios práticos durante o desenvolvimento em bancada de produtos alisantes e onduladores capilares e testes em mechas.
 
o   Atividade – Prática
  • Pesquisa exploratória sobre as diferentes texturas do cabelo
 
INVESTIMENTO:
 
Associado ABC:
  • R$ 12.564,00 (à vista)
  • 18x de R$ 698,00 (SEM JUROS)
Não Associado ABC:
  • R$ 25.128,00 (à vista)
  • 18x de R$ 1396,00 (SEM JUROS)
 
 
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