Você gostaria de ter um produto de beleza feito especialmente para você? Pois esta é a ideia da Function of Beauty, startup fundada em 2015, com sede em Nova York. Para isso, a empresa desenvolveu um sistema simples: por meio de um quiz em que os usuários dão detalhes sobre seus cabelos, a companhia cria um produto "perfeito" para cada pessoa. 
 
Entre os dados compartilhados, estão informações sobre textura, cor, tamanho, corte e outras características do cabelo.
 
Com base nas respostas, os algoritmos avaliam todas as variáveis e montam a receita mais eficaz para cada cabelo.
 
O fundador e CEO Zahir Dossa teve a ideia enquanto cursava seu doutorado em ciência da computação no MIT. Ele se juntou ao engenheiro Joshua Maciejewski, também do MIT, e Hien Nguyen, uma química de cosméticos, para tirar a ideia do papel.
 
Dossa afirma que não gosta da abordagem tradicional da indústria de beleza de segmentar os produtos porque ignora as necessidades exclusivas de cada pessoa.
 
"Nós criamos todas as diferentes combinações e bases que um cliente poderia querer ou precisar em suas formulações", diz Dossa para o Inc. "Nós buscamos 500 ingredientes diferentes." Um sistema desenvolvido pelos empreendedores decide as quantidades específicas de cada um dos componentes.
 
A empresa, que vende exclusivamente por meio de seu site, leva a sério a promessa de fórmulas individualizadas: a chance de alguém responder ao questionário da mesma forma que outra pessoa é de 1 em 24 bilhões, garante.
 
Mas se isso acontecer, o algoritmo de formulação é projetado para variar aleatoriamente um dos componentes, mesmo que seja um grama, de modo que não haja duas embalagens idênticas.
 
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
 
O conteúdo é de total responsabilidade do(s) autor(es) e não reflete necessariamente a opinião da ABC.
ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia
Rua Ana Catharina Randi, 25
Jd.Petropolis
São Paulo – SP
CEP: 04637-130
Fone: +55 (11) 5044-5466
COMO CHEGAR