Muitas empresas B2B acreditam que o branding não é necessário, inclusive se a sua empresa for de pequeno e médio porte. Se você pensa assim está completamente enganado! O branding é uma ferramenta poderosíssima capaz de criar diferenciação da concorrência e um posicionamento assertivo.

Não importa se o seu negócio é B2B ou B2C, o importante é você saber para onde o seu negócio está caminhando e se as pessoas têm carisma ou antipatia pela sua marca. Uma boa forma de começar é responder as perguntas abaixo:

  • Qual é o DNA da sua empresa? Ou seja, qual é o propósito do negócio além de gerar lucro?
  • Quais são os diferenciais que a sua empresa possui perante a concorrência?
  • Por que seu negócio gera valor para pessoas? Não estamos falando apenas de clientes, mas sim colaboradores, investidores, acionistas, fornecedores, associações, parceiros, apoiadores, instituições de ensino, entre outros.
  • Quais são suas premissas para o futuro?

Feito isso, faça as mesmas perguntas para outras pessoas que trabalham na empresa e veja se as respostas são similares ou diferentes. Se todos possuem o mesmo pensamento, parabéns, pois a marca está transmitindo aquilo que ela promete. Caso tenha muita divergência a dica é ter mais clareza nas respostas, criar uma cultura de treinamento institucional e investir em estratégias de branding, comunicação e negócios.

Daniel

 

 

 

 

 

Daniel Faulin de Lima – Diretor de Projetos da Neurona Marcas Inteligentes

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